Django – Hospedagem UolHost …


Salve salve!!!

Bom, desenvolvi um site para a paróquia onde sou paroquiano, e na hora de hospedar surgiu a dúvida.  Onde ?? Como ??
Eu tenho um problema. Quando estou comprando coisas, o assinando serviços, sou extramamente chato! Entenda o extramamente no sentido literal da palavra! Ou seja, eu sou chato pra ca%$@#& !!!

Então, entrei no grupo de discussão do Django, para saber informações preciosas e privilegiadas à respeito das hospedagens, experiências dos usuários, preços etc … Não encontrei muita coisa é verdade!  Algumas informações importantes, mas como eu disse, eu sou chato de mais para contratar um serviço apenas lendo as descrições na página!
Meu negócio é na conversa! Fio do bigode é o que conta!!!

Então, amiGoogle na parada! Procurei, procurei, procurei … Ahff.. até cansei… Meio desconfiado, encontrei o UolHost…
Bom, dentre outras opções, foi o único lugar onde consegui trocar uma idéia com um vendedor que conhecia o produto que estava vendendo.

Bom, a hospedagem no uolhost tem várias opções como não poderia ser diferente, então, como estava testando e este site era o primeiro que eu estava fazendo utilizando Django, resolvi optar pela versão mais básica!
Segue aqui o link dos planos.

Peguei o mais basicão.
5 Gb de armazenamento;
5 Gb para banco de dados;
Transferência mensal: ILIMITADA;
Domínio grátis no 1° ano;  (Depois é só R$ 15,00 por ano!)
Banco de dados Mysql: ILIMITADOS; (Respeitando os 5 GB de espaço)
25 contas de email de 2 GB cada;
Taxa de inscrição grátis.

Eis que surgiram as dúvidas.

Qual a versão do python?
Suporta do Django mesmo?
Se eu precisar de suporte como é ?

Então, conversei muito com o atendente e é o seguinte.
O python é a versão 2.4
O Django, você instala a versão que quiser… (Eu instalei a beta! uhauhauha )

Para instalar, segue o link do tutorial:
http://blog.uolhost.com.br/2008/12/04/tutorial-django-framework-python/

O único detalhe é:
O arquivo .htaccess que você deve criar, não deve ficar dentro da pasta do projeto como é dito no tutorial.
Deve sim ficar na pasta public_html. Sendo assim, seu projeto será mapeado corretamente!

Pena que eles moderaram meu comentário:

“Consegui até que enfim fazer minha aplicação rodar! Obrigado uolhost pelas horas intermináveis de trabalho e milhares de neurônios queimados! “

No mais, estou satisfeito com a uolhost. O atendimento é bom, um pouco burocrático é verdade, mas é bom no geral.
A única coisa que achei fraca é que não é possível instalar módulos adicionais ao python, portanto, algumas bibliotecas de terceiros não irão funcionar. A não ser que alguém ou eu mesmo descubra um jeito de colocar pra funfar!

Abraços…

Fred Chevitarese – GNU/Linux

14 Respostas to “Django – Hospedagem UolHost …”

  1. Carlos Dias Amaral Says:

    Fred,

    Sou iniciante no uso do Django e também costumo atuar no auto-aprendizado usando a rede para encontrar soluções quando não saio do ponto que estou. 🙂

    Tenho uma aplicação rodando no UOL HOST e um ponto que acho bem legal é que sempre que a gente pede algo, os caras estudam e tentam ver se rola liberar ou não.

    Vi que você falou de instalação de módulos do Django, fica então uma dica, se vc não conseguir instalar algum módulo, vai lá no site do UOL HOST, tem um link de sugestões e Bugs, e sugere pra eles instalarem. Tenho certeza que vão olhar e responder (mesmo que seja dizendo que não dá e o porque). 🙂

    Abração!!

    Carlos

    • Bom dia Carlos!
      Obrigado pela sugestão!

      No geral, estou bem satisfeito com a uolhost. Só acho que as vezes eles nos passam algumas informações um tanto quanto incoerentes! Mas nada que prejudique o serviço!
      Também, as vezes demora muito para conseguirmos uma resposta!
      Para o problema da configuração da minha aplicação Django por exemplo, eu consegui resolver o problema sozinho após ter aberto o chamado e 2 semanas depois é que foram me indicar a solução!

      Mas mesmo assim, para quem quer hospedar um sistema pequeno como um site, ou alguma coisa que não precise de muito espaço ou processamento, recomendo de olhos fechados!
      É bem barato comparado com os outros e o serviço é muito bom no geral!

      Obrigado mais uma vez pelas sugestões!!

      Abraços

    • Bom, no começo do meu código, eu sempre utilizo esta configuração em todos os meus projetos:

      import os
      RAIZ = os.path.dirname(os.path.abspath(__file__))

      O meu MEDIA_ROOT ficou assim:
      MEDIA_ROOT = os.path.join(RAIZ, ‘media’)

      MEDIA_URL ficou : MEDIA_URL = ‘/media/’

      ADMIN_MEDIA_PREFIX = ‘/media/admin/’

      Bom, estas são as confs, básicas no arquivo settings, depois você tem que colocar isto no urls.py:

      Primeiro, você tem que importar os settings… :
      from django.conf import settings

      Depois, você adiciona isto dentro dos patterns:

      (r’^media/(.*)$’, ‘django.views.static.serve’,
      {‘document_root’: settings.MEDIA_ROOT}),

      Qualquer coisa me fale, e se não der certo mesmo assim, envie seus arquivos, settings, e urls para que eu possa dar uma olhada 😉

      Abraços…

      Fred Chevitarese – GNU/Linux

  2. Oi cara, fiz o tutorial do UOL e consegui colocar o django pra trabalhar, no entanto a app admin que vem no próprio django não está reconhecendo os arquivos da pasta media, está perdendo o css e javascript’s, queria saber se o seu está tudo ok e como fez em seu projeto?
    Qualquer coisa pode me enviar por email.
    macndesign@gmail.com

    Obrigado!

  3. Show!! Tb abri uma conta no UH e funciona que é uma beleza :). Finalmente consegui a flexibilidade que precisava… antes eu usava um esquema do mod_wsgi (acho que é isto…) que eu tinha que ficar logando no ssh e dando kill, cada vez que fazia uma mudanca em um arquivo… um saco… fora que me parece instavel (nem vou falar o nome do concorrente nacional hehe #prontoquasefalei !)

    • A única ressalva é quanto a demora do suporte deles… Mas o resto é show 😉
      Acho que você deve falar qual é, porque assim, os outros ficam sabendo e tomam suas próprias decisões…

      Abraços!!!

  4. Rodnei Ramos Says:

    Tb tenho django no UOL :). Obrigado pelas dicas.

  5. Valeu mesmo velho, tive o mesmo problema que você (também tenho conta no uolhost) e só consegui resolver quando vi o seu comentário, sou iniciante e como todo iniciante fiquei bem frustrado de ficar rachando a cabeça refazendo todos os tutoriais e depois descobrir que o erro tava na configuração do .htaccess que os caras erraram no local de colocar ele.
    Valeu de novo e abração.

  6. amigo comigo não deu certo … vc poderia me auxiliar?

  7. Salve salve! Sou iniciante em Django e preciso de um tutorial para hospedar minha aplicação no uolhost, o seu link para a tuto de 2008 não está mais online… Aguardo. Valeu!

    • Até consegui configurar, meu .htacces está em public_html, tudo como manda o figurino, mas recebo o erro: Error: Settings cannot be imported, because environment variable DJANGO_SETTINGS_MODULE is undefined.

      • Cara, eu não lembro de cor não…
        Mas na boa, é alguma bobeirinha que ficou faltando…

        Se tiver muito problema e tiver um cartão internacional, migre para WebFaction e não terás mais problemas 😀

Deixe um comentário

