Linux – Recuperando grub após formatação “dual boot”


Bom dia!

Outro dia tive que formatar minha partição Windows, o que não é nenhuma novidade, pois sinceramente, eu nunca vi um sistema operacional que consegue ser tão “perecível” quanto o Windows, isto agrange TODAS as versões deste sistema operacional!

Não é nada que seja novidade! Você acaba de formatar a criança, e repentinamente, ao fazer um “restart” o negócio já está aquela carniça!
No meu caso, meu notebook veio com o Satux Linux, mas como não consegui me familiarizar com ele, resolvi instalar o Windows Vista Ultimate 😉

À primeira vista estava tudo lindo, mas rapidamente os problemas surgiram… Lentidão, travamentos, aplicativos que não funcionavam normalmente me levaram a instalar o Windows XP. (Detalhe é que eu ainda não havia conseguido instalar o Ubuntu)

Instalei… Bom… ficou ótimo… 7 dias se passaram… Ficou uma merda! Aí você pensa:
Mais que porr@ !!!
Acabei de formatar esta merda !!!

Insisti, e consegui instalar o Ubuntu 9.04 no meu note, depois de muito choro e ranger de dentes, mas não pude abandonar completamente o Windows XP por uma série de fatores que não gasta ficar falando aqui!

Alternando entre Linux e Windows tudo estava bem… Trabalho, Windows… Casa Linux… e lá fomos nós…
Até que eu peguei um vírus maldito! Não teve jeito… Cd de boot pra lá… arquivos pra cá… Formatação…
Pronto… cadê o Ubuntu ???
Temos que re-instalar o Grub …
Outras vezes já tive de fazer isto, mas recentemente encontrei uma solução no fórum do Guia do Hardware, na realidade, uma dica do usuário selvaking que foi a salvação da lavoura!!!

Segue então o post do camarada para vocês, que tiveram este problema!

Reinstalar o GRUB é realmente muito fácil.
Inicie o linux através do seu livecd preferido que tenha o grub.
E no terminal (konsole) inicie o prompt do grub.

Código:
grub

Você deve ter privilégios de root para tal. Por isso,
se o livecd exigir o uso do sudo para logar como root. Digite:

Código:
sudo grub

no prompt do grub procure pelos arquivos que fazem parte do boot do grub. tais como: menu.lst, stage1, stage2

Código:
grub> find /boot/grub/stage1

caso vc tenha uma partição /boot separada da raiz “/”

Código:
grub> find /grub/stage1

Veja que o prompt me voltou as partições que eu tenho o arquivo “stage1” da pasta “/boot/grub” do grub numa lista.

Código:
(hd0,0) (hd0,5) (hd0,6)

Estas foram as partições encontradas no meu micro. No seu talvez seja outra. De posse dessa informação use o comando root e setup.

Código:
grub> root (hd0,0)

O grub usará a partição /dev/hda1 (hd0,0) como referência. Isto é, Ele vai usar os arquivos do grub da distro que tá nesta partição. Veja a saída gerada.

Código:
Filesystem type is ext2fs, partition type 0x83

Com o comando setup digo para o grub instalar os arquivos stage1 e stage2 da partição escolhida pelo comando root, executado anteriormente, no setor de boot da partição /dev/hda1 (hd0,0), que vem a ser a mesma partição.

Código:
grub> setup (hd0,0)

Esta é a saída gerada.

Código:
Checking if "/boot/grub/stage1" exists... yes Checking if "/boot/grub/stage2" exists... yes Checking if "/boot/grub/e2fs_stage1_5" exists... yes Running "embed /boot/grub/e2fs_stage1_5 (hd0,0)"... failed (this is not fatal) Running "embed /boot/grub/e2fs_stage1_5 (hd0,0)"... failed (this is not fatal) Running "install /boot/grub/stage1 (hd0,0) /boot/grub/stage2 p /boot/grub/menu.lst "... succeeded Done.

Caso vc escolha instalar o grub no MBR ao invés do setor de boot da partição o comando seria:

Código:
grub> setup (hd0)

e voilà. O grub tá instalado.

Detalhe a ser acrescentado: Se vc tem um SO Windows instalado, ele inevitavelmente se apodera do MBR, ou /dev/hda, ou (hd0) após uma reinstalação. Você não precisa reinstalar o grub e muito menos ainda o linux, caso o grub esteja instalado na partição linux. Você só precisa modificar qual a partição ativa, ou seja, bootável para que no próximo boot você veja o menu do grub. Isto vc faz no fdisk do DOS, no fdisk do linux e até no grub

Código:
grub> makeactive

Esta maneira é mais fácil que usar “grub-install” num ambiente “chroot”.
E uma grande dica para os amigos que entram no universo do linux e, como eu, são obrigados a usar vários SO, tanto Windows quanto linux e volta e meia necessitam fazer uma reinstalação, mudança do SO ativo para outro HD e/ou partição e que ficam com medo de perder os dados.

Espero ter ajudado.

Pra quem quiser ver o original, segue o link:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/reistalar-grub/316685/#post3502705

Espero que seja útil a mais alguém …

Abraços!!!

Fred Chevitarese – GNU/Linux

Reinstalar o GRUB é realmente muito fácil.
Inicie o linux através do seu livecd preferido que tenha o grub.
E no terminal (konsole) inicie o prompt do grub.

Código:
grub

Você deve ter privilégios de root para tal. Por isso,
se o livecd exigir o uso do sudo para logar como root. Digite:

Código:
sudo grub

no prompt do grub procure pelos arquivos que fazem parte do boot do grub. tais como: menu.lst, stage1, stage2

Código:
grub> find /boot/grub/stage1

caso vc tenha uma partição /boot separada da raiz “/”

Código:
grub> find /grub/stage1

Veja que o prompt me voltou as partições que eu tenho o arquivo “stage1” da pasta “/boot/grub” do grub numa lista.

Código:
(hd0,0) (hd0,5) (hd0,6)

Estas foram as partições encontradas no meu micro. No seu talvez seja outra. De posse dessa informação use o comando root e setup.

Código:
grub> root (hd0,0)

O grub usará a partição /dev/hda1 (hd0,0) como referência. Isto é, Ele vai usar os arquivos do grub da distro que tá nesta partição. Veja a saída gerada.

Código:
Filesystem type is ext2fs, partition type 0x83

Com o comando setup digo para o grub instalar os arquivos stage1 e stage2 da partição escolhida pelo comando root, executado anteriormente, no setor de boot da partição /dev/hda1 (hd0,0), que vem a ser a mesma partição.

Código:
grub> setup (hd0,0)

Esta é a saída gerada.

Código:
Checking if "/boot/grub/stage1" exists... yes Checking if "/boot/grub/stage2" exists... yes Checking if "/boot/grub/e2fs_stage1_5" exists... yes Running "embed /boot/grub/e2fs_stage1_5 (hd0,0)"... failed (this is not fatal) Running "embed /boot/grub/e2fs_stage1_5 (hd0,0)"... failed (this is not fatal) Running "install /boot/grub/stage1 (hd0,0) /boot/grub/stage2 p /boot/grub/menu.lst "... succeeded Done.

Caso vc escolha instalar o grub no MBR ao invés do setor de boot da partição o comando seria:

Código:
grub> setup (hd0)

e voilà. O grub tá instalado.

Detalhe a ser acrescentado: Se vc tem um SO Windows instalado, ele inevitavelmente se apodera do MBR, ou /dev/hda, ou (hd0) após uma reinstalação. Você não precisa reinstalar o grub e muito menos ainda o linux, caso o grub esteja instalado na partição linux. Você só precisa modificar qual a partição ativa, ou seja, bootável para que no próximo boot você veja o menu do grub. Isto vc faz no fdisk do DOS, no fdisk do linux e até no grub

Código:
grub> makeactive

Esta maneira é mais fácil que usar “grub-install” num ambiente “chroot”.
E uma grande dica para os amigos que entram no universo do linux e, como eu, são obrigados a usar vários SO, tanto Windows quanto linux e volta e meia necessitam fazer uma reinstalação, mudança do SO ativo para outro HD e/ou partição e que ficam com medo de perder os dados.

Espero ter ajudado.

14 Respostas to “Linux – Recuperando grub após formatação “dual boot””

  1. Renato Santana Martins Says:

    ótimo post

  2. Amigo gostaria de sua ajuda, eu utilizava o Win Xp e tinha uma partição de 80GB vazia. resolvi instalar o linux ubuntu, bom até ai blz.. instalei e gostei muito por sinal, mais quando ligo o pc ele NÃO da a Opção de boot p/ o Xp
    Carrega automatico o Ubuntu..
    Oque eu fiz de errado na instalação ? como faço pra aparecer a tela de Dualboot?

    Obs.. a partição do Xp ta la, pois consigo montar no Linux. e os arquivos tbm tudo no Xp.

    valeu!

  3. O meu problema é que tentei fazer isto e deu erro:
    Checking if “/boot/grub/stage1” exists… no

    Alguém pode me ajudar por favor??????

    Obrigado…

    • Oi Cátia…
      Procurei pelo seu erro no google, e encontrei esta solução… Está em inglês, mas acho que você consegue 😉
      http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1697133

      Abraços!

      • Cátia Lopes Says:

        Bom dia,

        Em 1º lugar, muito obrigado por me teres respondido.
        Eu já tinha visto o site que mandaste, e o erro é exactamente aquele, o problema é que não é um computador normal, é um MAGALHÃES…já ouviste falar? Acho que a forma de reparação do Grub é igual, mas o resto acho que não…não sei…estou a dar em doida com isto!!! Queria arranjar o Magalhães do meu irmão ,mas não sei se vou conseguir….para já, queria mesmo reparar o Grub e depois logo se via se o resto fuinciona…o erro que me aparece é exactamente este:

        grub> root (hd0,0)

        grub> setup (hd0)
        Checking if “/boot/grub/stage1” exists… no
        Checking if “/grub/stage1” exists… no

        Error 15: File not found

        Se souberes de algo, diz-me ok? E mais uma vez obrigado!

        Abraços

      • Opa!
        Bom, eu nunca tinha ouvido falar deste pc (magalhães), mas, procurei no google sobre o problema que você falou do grub juntamente com o pc magalhães.
        Encontrei alguns links com algumas soluções… Espero que resolva…

        http://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/mg1-atom/reparar-o-grub-no-magalhaes/
        http://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/mg1-atom/recuperacao-total-do-magalhaes/

        Eu havia lhe adicionado ao msn para poder lhe ajudar, mas talvez não seja mais necessário 😉
        Qualquer cosia estamos aí 😉

      • Cátia Lopes Says:

        Mais uma vez obrigado…eu tb já vi esse site e realmente parece ser bom, foi lá que vi a como fazer a reparação do GRUB ( que até aqui nem sabia que existia algo chamado grub…) só que me dá aquele erro…para fazer a recuperação do Windows, no caso de ser necessário (ainda não sei pk o computador não arranca), tenho primeiro que conseguir fazer a recuperação do GRUB…
        Este computador foi uma porcaria que o Governo Português inventou para distrbuir às crianças nas escolas…daí haver tão pouca coisa sobre ele…não consigo perceber o porquê deste erro…como nunca tinha ouvido falar do GRUB tive dificuldade, mas depois lá pesquisei e fiquei a perceber que é uma especie de “ponte” para se escolher o sistema em que queremos que o computador arranque…e este tem vários…nunca percebi muito bem…enfim…mais uma vez obrigado por tudo 🙂

      • Ok…

        ” *O relógio da vida recebe corda apenas uma vez.* *Ninguém tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão, se mais cedo ou se mais tarde.* *O presente é o único tempo que você possui.* *Viva, ame e trabalhe com vontade.* *Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento.* ”

        Fred Chevitarese – GNU/Linux https://chevitarese.wordpress.com

  4. Agradeço ao amigo por ter lembrado do meu post. Por motivos pessoais, acabei apagando o post original. Algo que me arrependo amargamente. Pois, assim como vc, outros usaram ele como referência. Um forte Tux pra vc! Selvaking.

Deixe uma resposta

