SIS – “S”ofrimento “I”nfinito “S”em fim …


SIS

Bom dia!!!

Desde que a empresa que trabalho adquiriu um notebook da marca CCE para que eu pudesse ter mais mobilidade em meu trabalho, e também, para que tivesse uma máquina melhor, fui desvendando os mistérios dos famigerados chipsets da SIS.

Pra ser sincero, eu já havia visto em muitas participações em fóruns, a ocorrência de vários e vários problemas com relação à este chipset. Mas, como o note já vinha com Linux, eu imaginei que estes problemas ou já haviam sido resolvidos, ou pelo menos seriam bem menores do que eu já havia visto, pois estes problemas acontecem desde sempre 😉

Como todos sabem da triste história, foi uma peleja instalar o Ubuntu neste notebook. Não botava por causa do Bluetooth. Não bootava por causa do acpi… Não bootava por uma série de coisas …
Mas enfim, consegui fazer com que funcionasse, e esta solução foi o motivo maior da criação deste blog, pois eu fiquei tão enfurecido, que resolvi ajudar os outros clientes a fazer funcionar o Ubuntu neste notebook, haja visto que no fórum do Ubuntu são diversos tópicos relacionados a este assunto.

Depois de instalado, a novela foi para configurar o vídeo. Depois de várias e várias e várias e mais várias tentativas, eis que encontrei um driver que funcionava. 2d mas funcionava.
Como sou um usuário “fuçador”, ou seja, gosto de instalar e testar softwares, e brincar com as configurações, fui fuçando e fuçado até que minha instalação ficou inviável de se trabalhar …
Resolvi formatar, e como tenho uma péssima memória, recorri aos meus próprios posts para reinstalar a “praca” de vídeo.
Eis que … Não funcionou! Incrívelmente não funcionou o driver que postei aqui nem a porretada. Estranhamente também, o Ubuntu passou a carregar normalmente sem ter que matar o maldito processo do Bluetooth que travava o sistema.
Uma incógnita… Uma coisa sem nexo, lógica ou qualquer coisa que possa explicar esta situação.
Mais uma vez, busquei pela internet e encontrei um post salvador no Viva o Linux que tinha outro driver, que funcionou bem e ao meu ver, até melhor que o anterior.
Mas como as aventuras não param, ferrei com meu sistema novamente (rsrsrs). Desta vez, resolvi formatar porque não estavam sendo reconhecidos os 2 processadores da máquina, e de tanto eu mexer, parou foi tudo. Nada funcionava…
Backups etc…
Boa, instalei tudo normal. Configurei o vídeo, 2 processadores (só as teclas de função que não funcionam mesmo…) e tals..
Fui ouvir um mp3, e …. Porra!!!! Cadê o som caralho!!!

Cacete velho, essa merda não reconheceu o som!???? Das outras vezes foi reconhecido… Das outras vezes!! Fiz tudo como antes!
Mas que porra!!! Me desculpem os palavrões, mas não tem como não ficar enfurecido!!

Solução… Google… Google… Google…. até que… Fórum do Ubuntu 😉
Tive que recompilar o ALSA, adicionar as paradinhas do meu driver de som … e … putz… funcionou!

Mas alguém pelo amor de Deus me explique porque diabos essa merda de som não foi reconhecido?!

Agora eu pergunto:
Será que é problema mesmo da SIS? Será que é bug do Ubuntu!?

Como pode um sistema, não dar boot com bluetooth, depois aceitar o mesmo sozinho?!
Como pode reconhecer uma placa de som na primeira instalação e depois não?!

Bom, agora que já estou mais calminho, segue o link salvador que me ajudou a configurar o som deste notebook!!

E digo mais, apesar de ser uma “máquina” boa, ou seja, com um bom processador, boa quantidade de memória, hd etc… Não recomendo para ninguém um notebook da CCE, a menos que eles troquem de fornecedor de placa mãe!

Bom, no mais é isto.. só passei pra falar essas bobeiras mesmo 😉

Agora segue o link 😉

Ubuntu Forums – View Single Post – ALC889a: properly working under *buntu?

Abraços!!

7 Respostas to “SIS – “S”ofrimento “I”nfinito “S”em fim …”

  1. Cara to me vendo nesses comentários, to com um positivo Sim+ hd bacana memoria legal também mas vídeo um lixo…. não funciona 3d nem ferrando, li que no máximo 2d mas ate desisti só aumentei a resolução mesmo e boa…
    vamos tocando a vida.

    Valeu t+

    • Opa!!!
      Aposto que muita gente vê esses posts e acaba se enxergando. Afinal, somo relez mortais… pobres.. aushduashdusahds

      Mas o que esta empresa faz é um absurdo! Existe sim um driver 3d para este lixo de placa de vídeo, que na realidade, nem sei ao certo se vale a pena, porque deve funcionar igual ou até pior… O fato é que eles não liberam o tal driver!!! Tem um blog de um desenvolvedor da SIS onde ele deixa isto claro! Ele desenvolveu o driver mas está proibido de distribuí-lo.. É mole?
      O kra chama Barros Lee… Depois você coloca o bog dele no google translator, porque não da pra entender nada 😉 rsrsrs

      Abraços!!!

  2. Cara, me enxergo também nesse post. E uma coisa concordo com vc…será que não é BUG do Ubuntu??

    Também tenho um CCE com Chipset SIS 671 , toda vez que instalei o sistea deu alguns erros. Logo que comprei veio com o SATUX, desenvolvido pela propria fabricante, mas era muito fraquinho e funcionava meia-boca. Tirei e instalei o Ubuntu-6 que tinha em casa, n funcionava nada….minimamente a Ethernet. Nada de Video(só rodava em 640×480), nada de som, nada de webcam, e muito menos wireless. Pesquisei em varios foruns e vom caras certificados em linux e soube que o problema era com os drivers desse chipset.
    Ai entao instalei o Win XP, Win Vista e o Win 7 …. todos reconheceram tudo e não tive problemas para achar enm instalar os drivers…tudo funcionando ok…melhor de todos foi o win-7. Mas a vontade de usar Linux no meu Note era grande…e resolvi arriscar uma instalação do Ubuntu 9.04 que ouvia dizer que estava muito bom…varias melhorias e inclusive reconhecimento de drivers automatico. Instalei num Netbook Asus e tudo ok, ja no meu, e para minha surpresa, nada de video e nadade

    • continuando…e nada de wireless. Pesquisei novamente e resolvi o video com dicas e drivers q encontrei num forum da comunidade ubuntu. Ja a wireless…n segura conexao nem usando os drivers do win com o wrapper. Mas ai..td ok…fui usando..e ai recebi o aviso que poderia ja atualizar para 0 9.10 final. Fiz a atualização direta da net….e quando reiniciou…nao carregava interface…so modo grafico…pesquisei um pouquinho e resolvi…mas o video voltou a dar pau…e o som, o som sumiu..não funciona mais. Entao eu pergunto….ONDE ESTA O PRBLEMA???? pois agora estou aqui a pesquisar uma soluçao…

  3. É engraçado esse chipset mesmo, ele age de formas estranhas no Ubuntu… Não reconhecia de jeito nenhum a placa de som do meu note (um SIS)… Reinstalei o Ubuntu e reconheceu de primeira 😄

    Muito bom o seu blog, gostei dos textos, parabéns ^^

    • Obrigado pela visita… Realmente, este chipset é muito “engraçadinho” mesmo… Adora nos pregar peças 😉
      Mas na boa… Este chipset deveria ser proibido de ser comercializado, pois já que não oferece suporte a todo tipo de sistema operacional, eu acho que ele atua como vendedor da M$ … Isso é venda casada 😉

      Abraços!

Deixe um comentário

