Linux – Mozilla Thunderbird no “tray”


Mozilla Thunderbird

Bom, a muito tempo estou a utilizar o Mozilla Thunderbird como cliente de email, e como usuário vindo anteriormente do Windows, senti falta de alguns plugins disponíveis apenas para este sistema operacional.
Um destes era o plugin que minimizava o thunderbird para o tray, o que era muito comodo, pois além de receber os avisos dos emails que chegavam, eu poderia a qualquer momento clicar no ícone do thunderbird ao lado do relógio e ter meu aplicativo maximizado e pronto para utilização.

Isto não acontecia no linux, pois como disse anteriormente, tal plugin estava disponível apenas para Windows, o que me gerava um grande disconforto, pois a janelinha sempre aberta era um saco!!!

Mesmo podendo enviar a janela para outro “desktop”, era ruim, pois eu sempre me esquecia que tinha feito isto…
Eis que encontrei a solução… O software responsável por enviar a janela do aplicativo em questão é o alltray, disponível nos repositórios do Ubuntu via apt-get …

Para instala-lo,  digite na linha de comando como root, ou utilizando o “sudo” apt-get install alltray

Depois, você tem que ir em “Aplicativos” -> “Acessórios” -> “All tray”

all_tray
Ao clicar no ícone do aplicativo, vai aparecer a tela abaixo onde você deve clicar na janela que você deseja que fique “minimizada” no tray…

minimizar_all_tray
Pronto!!! O ícone do aplicativo em questão estará no seu “tray” …

Vale lembrar que este recurso serve para qualquer janela que você queira colocar no “tray” do seu desktop.

Estou colocando “tray” entre aspas pois não sei se “tray” existe no linux, mas … É isto!!!

Boas minimizadas!!!
Fonte: http://gerry.ws/2008/09/100/minimize-to-tray-icon-your-thunderbird-and-anything-in-ubuntu-linux.html

Abraços!!!

Deixe um comentário

