Python – Youtube API com python


youtube_api

Salve salve!!!

Um tempo atrás, eu fiz um post ensinando a utilizar o django-oembed para “renderizar” os vídeos nas nossas templates sem termos que nos preocupar com o código embutido (“oembed”)

Mas, eu não consegui fazê-lo funcionar no meu host (uolhost) e por isso o abandonei.
Depois, eu criei um outro post, com uma rotina onde você salva o link do vídeo em um model, e ao chamar a view, ele pega a url do vídeo e monta o código para colocar na página…
Funcionou muito bem… Até que vi que, entrar em um canal específico e gravar no banco de dados, link por link seria tedioso, pra não dizer desumano…

Então, o que fiz foi visitar a página code.google.com e vasculhar a api do youtube disponibilizada pelo google e ver como poderia recuperar os vídeos de um canal de um usuário específico…
Depois de uma luta árdua, consegui, mas reparei que só me eram retornados 25 vídeos, sendo que o canal em questão tem 148 vídeos…
Procurando vi que a api do youtube limita o retorno de 50 vídeos por requisição. Então, tive que mudar as rotinas implementando de onde deveria iniciar-se a pesquisa e quantos vídeos deveria retornar…
Ficou assim… Começa no 1 limite de 50 videos… 51 limite de 50 vídeos até terminar o processo…
Enfim, consegui recuperar todos os vídeos do canal em questão e gravar num arquivo xml… Posteriormente, meu desejo é criar um app do Django instalável, customizável para disponibilizar o code.google.com para auxiliar os que desejam fazer o mesmo…
Quem tiver interesse no código, deixe um comentário aqui que eu envio uma cópia!!

Abraços!!!

4 Respostas to “Python – Youtube API com python”

  1. Cheguei à seu site hoje através do post Django e Flex, e gostei muito de algumas publicaçãoes suas…
    Esta envolvendo o uso da api do youtube pelo Django, particularmente, me chamou bastante atenção.
    Gostaria de ficar sabendo quando esta app estivesse disponível, tanto para eu dar uma olhada em como você implementou isto para quem sabe utilizar com meu Django.
    Parabéns pelo trabalho!
    🙂

    • Bom dia amigo!!! Obrigado pelas palavras!! Servem como incentivo para continuar postando!!!

      Com relação à API do Youtube, eu quero realmente criar uma aplicação Django para fazer isto…
      Eu pensei em algo como o Django-picasso, que utiliza a API do PicasaWeb para sincronizar as fotos que você tenha no seu álbum na web… Eu utilizo ele e depois de dar uma ajeitada nos códigos e criar uma galeria bacana implementei ele no site da paróquia que frequento…
      Se você quiser ver como ficou, segue o endereço… http://www.psssv.com.br/galeria
      É simples…. Clique em algum álbum e você vai ver como ficou!
      O picasso funciona assim… Você passa um usuário no settings, e roda o comando python manage.py picasa_sync que ele cria no bd os registros contendo as urls das fotos, thumbnails etc… Queria fazer a mesma coisa com o youtube…

      Aceito sugestões e ajuda 😉

      Abraços!!!

  2. por e isso que tava procurando…mas no google code voce fica doidao e demora ate achar o que quer…
    como nao sou programador tive problemas em especificar meu objetivo…mas agora sei o que devo fazer…
    favor me mandar o codigo
    e como posso coloca-lo no xamp do meu pc

Deixe um comentário

