VirtualBox – Aumentar tamanho do hd da máquina virtual…


vbox_eps_cmyk2_ico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Achei um post muito legal e fácil sobre o assunto 😉 

http://adeilson.com.br/2010/02/24/como-aumentar-o-tamanho-de-um-disco-virtual-virtualbox/

Opa!!!

Tento sempre que possível me livrar de produtos Microsoft quando estou trabalhando.

Tive muitos problemas para migrar tudo que tinha em meu notebook para Linux, especificamente para o Ubuntu… Vários problemas com hardware de baixa qualidade entre outros. Programas que necessitava e não tinha pra linux… Enfim… Nem sempre sai tudo como o esperado.

Para isto, eu utilizo o VirtualBox da Sun Microsystems… Nele, eu instalo uma máquina virtual com Windows XP. Assim, quando necessito de algo que realmente só existe no mundo Microsoft, eu utilizo a VM para isto.

Só que me deparei com um problema que aparentemente não tinha solução.

O volume de dados foi crescendo… crescendo e … Putz… 1 gb livre na hd virtual… Então… e agora?!

Nem pensar… Criar um novo hd, formatar e instalar tudo… Ecá!! rsrsrs

Pesquisei um pouco e encontrei uma solução paleativa, que não é justamente do jeito que eu queria, mas resolveu meu problema.

Então, vamos lá!!!

Você vai criar uma nova hd virtual, com o tamanho que você quiser…No meu caso, eu criei uma de 40 GB …
Não vou explicar como fazer isto, pois suponho que você já sabe… Se não, da uma lida na ajuda 😉

Depois disto, você vai baixar o Gparted live… http://gparted.sourceforge.net/download.php

Você vai montar o disco que você baixou e dar boot por ele…
Depois que carregar a interface gráfica, você vai ver as partições como aqui:

Você vai clicar na partição onde está instalado seu sistema operacional, e vai mandar copiar…

Depois, você vai mudar o dispositivo (hd), para a outra que você criou…

Vai criar uma tabela de partições e vai mandar colar …

Depois você manda aplicar… e pronto…

Está copiado… Depois é só remover o disco virtual anterior e reiniciar…

Post original: http://www.my-guides.net/en/content/view/122/26/

Abraços!!!

13 Respostas to “VirtualBox – Aumentar tamanho do hd da máquina virtual…”

  1. Legal.. bem útil!

  2. Não esquecer de mudar o flag do HD para boot.

  3. Boa Velho!

  4. Cara tentei desse jeito ai e naum deu certo consegui com “hdclone.4.0.7.fe.pt” baixei e copiei pro outro hd funcionou perfeito mesmo com o programa dizendo que naum era 100% confiavel e ta rododando bem

  5. Pô nào acrecentou mais nada do que o artigo original, desta forma seria melhor ter colocado o link no inicio da matéria

    • Acho que só de ter feito o que fiz, fiz muito mais que você, mas sinta-se à vontade para acrescentar alguma coisa no artigo, apesar de não ser realmente necessário.
      Também nos informe o seu site, ou até mesmo seu email, para que possamos ver o quão útil e “acrescentador” você é para os outros 😉

      Abraços!!

  6. Tem que usar essa droga de Linux… Budabariu…

  7. Sebastiao Paiva Says:

    Criei hd virtual de 20 gb, usei um disco de boot win98 e acrescentei neste boot o ghoste.exe (versao 2002), no virtual box escolhi o boot pelo disquete e executei. Dentro do disco de boot execute o ghoste.exe e siga em frente…

Deixe um comentário

