Django – Criando atalhos na ide Komodo


Opa!!!

Bom, esta imagem ao lado, é do Komodo IDE … Pra quem não sabe, Komodo é uma IDE para desenvolvimento que contempla várias linguagens.

A versão IDE é paga, e tem uma séria de funcionalidades que não na versão free (Komodo EDIT) .

Eu utilizo o Komodo EDIT para escrever os códigos de meus projetos Django e Python, e me sinto muito satisfeito com ela. Apesar de algumas funcionalidades somente disponíveis na versão paga, como SVN já embutido e outros, a versão free funciona perfeitamente sem nenhum tipo de limitação.

Eu já postei anteriormente um “review” de ides, incluindo esta, mas, vou ser sincero com vocês… Eu me cansei dos print-screens ..rsrsrs

Agora que consegui fazer meu gtk-RecordMyDesktop funcionar belezinha, vou fazer só vídeos .. hasuhduahsduha

Então, segue um vídeo onde, eu crio um projeto em Django, crio um projeto dentro do Komodo, e depois, eu crio um atalho para rodar o servidor … “python manage.py runserver”

Claro que, não é só este comando que você utiliza mas, sabendo como os criar, você criará sem maiores problemas os outros comandos para sincronizar o banco de dados, inspecionar etc…

Depois, irei criar um outro vídeo mostrando o atalho para criar um novo app, diretamente de dentro do Komodo… Mas, acho que o que fiz neste vídeo já vai dar para se ter uma idéia… Se você “fuçar” um pouquinho, logo logo você descobrirá como personalizar mais os seus comandos😉

Bom, sem mais delongas… Segue o vídeo😉

Abraços!!!

6 Respostas to “Django – Criando atalhos na ide Komodo”

  1. Muito bom.. legal mesmo !
    O komodo é uma ide muito boa !
    Porém tenho o achado meio lento no meu micro principalmente ao abrir, tens alguma dica pra nós ?

    vlw..

    • E aí Sérgio tudo bom?

      Na realidade, ele é meio “pesadinho” mesmo… Mas não tenho nenhuma dica a este respeito não…
      Ele é pesado igual ao Firefox, porque ele é feito utilizando a engrenagem dele, salvo engano😉

      Abraços!

  2. Muito bom seu vídeo! Porém acho mais prático criar alguns aliases direto no .bash_profile. Acho que a maioria do tempo trabalhos com o console aberto🙂

    Sobre IDE’s ou Editores de Texto, acho que já testei vários para Python/Django (Textmate, Wing IDE, Eric (horrível), Netbeans), mas acabei optando pelo MacVim e alguns plugins.

    Abraços!

    • Olá Samir!
      Bom, eu também já testei várias e várias ides, e o Komodo Edit literalmente foi a que conquistou minha confiança, apesar de eu ter gostado muito do Eclipse com Pydev …
      Com relação aos aliases do profile, nem todos sabem como fazer … Eu já não fico mais tanto com o console aberto, tendo em vista que todos os comandos que necessito fazer através do console, eu crio um atalho dentro do Komodo…
      Pra desenvolver meus projetos em Django, fica muito, muito produtivo.

      Ide, também é muita particularidade né… Cada um tem seu gosto… Cada um se acostuma de um jeito…
      Por exemplo. Para desenvolver apenas scripts simples em Python, eu utilizo o Geany … Acho muito bom também… Tem como você abrir um console “embutido” nele e tals… Mas como falei… Vai de cada um😉

      Abraços!

  3. Rodrigo P Matias Says:

    Tente utilizar Netbeans Python EA2 com AntScript

Deixe uma resposta

