Linux – Atualização para Karmic (9.10)


Opa!!!

Hoje pela manhã, visitei um post no vivaolinux, e vi que já tinham conseguido instalar o driver da placa de vídeo SIS 671/771 no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)

Bom, então, tomei um fôlego, coragem e mandei um update na minha distro 😉

Depois de baixar vários pacotes, mais de 1000, foi a vez de instalar… E eu a tempos atrás nunca imaginei que iria dizer isto, mas foi mais demorado instalar os pacotes do que baixá-los… Mais de 1 GB de pacotes baixados em 15 minutos… Pra instala-los, foi quase 2 horas… :0

Mas, depois de tudo… O melhor… O driver da maldita SIS 671 instalado anteriormente já estava funfando… Exclamei:

Que beleza!!! “Nádegas” de sofrimento…

“Ohhhh xit modefoquer” … Doce ilusão…

Ao abrir meu novo Exaile ;), mandava tocar a porr$#$@# da música e só via passando os segundos… Quanto ao som… Nada de som!!! Pra me deixar mais emputecido, acabou a luz aqui na firma e não tive como procurar “uatarelis rapening” rsrsrs

Então, quando voltou, encontrei um ótimo post no Planeta GNOME Brasil, que o kra teve o mesmíssimo problema que eu, e este problema eu já havia visto… Mas não imaginei que iria acontecer comigo 😦

Então… Segue o post do cabra, e o link para a fonte…

Abraços!!

==========================================================================================

Quando instalei o Ubuntu 9.10, tive um probleminha que me tomou um pouco de tempo.

A minha placa de som parou de funcionar. Depois de muito pesquisar no Launchpad, descobri o que era. Vou compartilhar a solução, até mesmo porque não sei se já está nos fóruns em português.

O sintoma era essencialmente estalo no alto-falante e nenhum hardware identificado em Preferências > Som. Ou seja, nada de som, apenas estalos.

A minha placa de som é SIS 966 Azalia Audio Controller. Para saber a sua,

lspci | grep Audio

Placa SIS identificada

O que estava causando esse problema era o pacote sl-modem-daemon (daemon do modem Smartlink), que foi instalado por sugestão do “Drivers de hardware”. O próprio Ubuntu 9.10 alertou para a instalação do pacote com um ícone na área de notificação.

Vi nos fóruns muita gente solucionando com um script ou o seguinte comando a cada inicialização:

sudo alsa force-reload

Mas a solução definitiva é remover o sl-modem-daemon:

sudo apt-get remove sl-modem-daemon

A remoção também pode ser feita em Sistema > Administração > Drivers de hardware. Lá, há o botão ‘Remover’. Aí, aparecerá que o daemon do modem Smartlink foi desativado.

Drivers de hardware

Reinicie e seja feliz com o Pulseaudio! Também postei a solução em algum lugar do fórum Ubuntu-PT.

http://vladimirmelo.wordpress.com/2009/11/06/resolvendo-karmic-sem-som-e-com-estalos/

===========================================================================================

Inté 😉

2 Respostas to “Linux – Atualização para Karmic (9.10)”

  1. Cara, em todas as soluções que vi na internet esta foi a mais correta e realmente resolveu o meu problema.

Deixe um comentário

