Linux – Desabilitar ipv6 (Karmic)


Opa!!!

Tive alguns problemas com o Ubuntu 9.04 server com relação ao ipv6. Eu não utilizo (ainda) o ipv6, e ele estava me dando uma biata dor de cabeça. Os links não abriam, a internet não funfava corretamente.

Encontrei até uma solução paleativa já postada aqui, mas não funcionou como eu queria.

Então, fui obrigado a trocar o SO… Passei para o CentOS 5.3

Esta é uma distro que eu gosto muito para servidores. Ela é toda baseada em RedHat, aliás, é um RedHat sem os pacotes comerciais (salvo engano)… Portanto, é um benção para servidores.

Mas ele tem pra mim, relez mortal, um “defeito de fábrica” … Como ele utiliza intensivamente o Python, trocar a versão do mesmo torna-se um martírio. Apesar da versão 5.3 ser a mais nova, ele ainda vem com Python 2.4.

Então, tomei a maior “coça” ao tentar instalar uma nova versão do Python, instalar um VirtualEnv… Meus projetos do Django, rodando via Apache ainda eram “interpretados” pelo Python 2.4 e não pelo 2.6 que quis instalar 😉

Resolvi então, pegar um outro server boiando aqui, e fazer a instalação do Ubuntu 9.04 server, desabilitar o ipv6 e instalar o Apache com o módulo wsgi para trabalhar com meus projetos Django … E vou falar a verdade… Pode ser RedHat, mas não há nada em termos de funionalidade que supere os poderes da “Super Vaca” providos pelo comando “apt-get” … Nada … Nada é mais comodo do que utilizar este comando… Nada é tão funcional… Em 10 minutos de instalação, 15 de configuração, eu tive quase tudo que gastei a manhã toda para fazer no CentOS…

Saliento que não estou aqui para julgar uma ou outra distro… Estou postando a minha experiência com as mesmas… Tanto que, para servidores samba, http, etc, eu recomendo de mais o CentOS … Mas pra quem quer facilidade, não há nada como distros que já vem com apt-get…

Segue o que fiz para desabilitar o ipv6 do meu ubuntu 9.10 server 😉

===================================================

Karmic does not include ipv6 as a module, so the only way to disable it is with passing a kernel parameter during boot. I found the same problem with jaunty 9.04, but it was easy to edit the menu.lst file to add this option. I know this is a hack, but I only need ipv4 working at this time. In the future I’m sure I will have to undo these changes, but for now they speed up my system.

Using yout favorite editor using sudo, edit /etc/default/grub and change

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

to

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="ipv6.disable=1 quiet splash"

then

sudo update-grub

==================================================================================

Pra quem quiser ver o original, segue o link

Abraços!!!

Uma resposta to “Linux – Desabilitar ipv6 (Karmic)”

  1. Hello! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him. Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!

Deixe uma resposta

