Django – Netbeans IDE for Python


Opa!!!

Seguindo a sugestão de um navegando que passou por aqui, resolvi testar o NetBeans IDE for Python…

Eu nunca havia testado o NetBeans, mas como de praxe, resolvi tirar a prova dos 9 …

E fiquei um tanto quanto surpreso! Eu realmente não fiz nada de mais não, na realidade, instalei e fui ver como funcionava.
Depois de atualizar tudo e tals, resolvi digitar umas linhas de código, e o autocomplete deve é muito bom 😉

Então, percebi que lá no canto esquerdo da tela, ele ficava indexando tudo que tinha no meu python… Isto soou estranho né =p (rsrsrs)

Tentei então, digitar algumas coisas que utilizamos no Django e…. Autocomplete ON …
Existem pessoas que dizem que o autocomplete nos deixa burros, preguiçosos etc… Mas, eu acho que até auxilia, pois, às vezes quando você não lembra determinada coisa, você tem que recorrer ao AmiGoogle para lembrar, ou até mesmo abrir algum arquivo ao qual você já tenha feito tal coisa para refrescar a memória.
Portanto, eu acho válido o autocomplete.
Então, segue abaixo umas telinhas de como instalar, apesar de achar que não há segredos vamos lá 😉

Primeiro vamos baixar a criança…

Download de 30 MB mais ou menos 😉
Quando acabar, abra um terminal, e digite o comando:

  • sudo chmod +x netbeans-*

Depois de darmos permissão de execução para o programa, vamos rodá-lo clicando sobre ele … Vai aparecer a seguinte tela:


Clique no executar que vai abrir a janelinha da instalação 😉


No meu caso, a mensagem no fim da janela diz que eu já estou com ele instalado. De resto agora, é só proceder com a instalação, mais ou menos Microsoftiana 😉

Lembro que não usei muito, digitei pequenas linhas de código… Vou fazer mais alguns testes e reporto a vocês minhas experiências com ele !

À principio, parece que vai ser muito útil 😉

Abraços!

9 Respostas to “Django – Netbeans IDE for Python”

  1. Eu começei com Python/Django a pouco tempo e já usava o Netbeans.
    Concordo vc, ele eh uma IDE mto boa.

    Brinquei um pouco com o Komodo mas não me adaptei(embora o recurso de criar comandos personalizados me ajudou bastante).

    Flw

    • Olha…. Pra te ser muito sincero, eu ainda não tenho uma preferência não…
      Uma coisa que não gostei do Netbeans foi o “gestor dos projetos” … Achei que fica meio bagunçado e confuso…
      Mas eu ainda não mexi em customização da ide nem nada… Pode ser isto 😉

      Abraços!

  2. Salve Fred,
    parabéns pelo post.

    Já teste o Netbeans com Python (inclusive fiz um post no blog). Gosto de IDEs, uso atualmente Eclipse + Pydev, mas estou tentando voltar aos editores de texto, e o Scribes é uma boa pedida =)

    Abraços o/

    • Eu utilizo editores de texto mais pra fazer aqueles scripts mais rápidos… Pra projetos Django, gosto mesmo de IDEs como Komodo e outras.
      Já utilizei também o Eclipse com Pydev e gostei muito. Tem até um post meu sobre isto aqui também…
      Mas não tem o “code-completition” que nem o NetBeans… Mas, nos meus testes aqui, vi que o autocomplete, pelo menos para Django não é suuuuuuuuuuuuuper completo não!

      Mas ta valendo né 😉

      Abraços!

  3. Salve Fred,
    de todos que já testei para auto-complete usando Django, o melhorzinho é o Komodo mesmo =)

    Abraços

  4. Não sei por que mas não gostei muito do Komodo.
    A única coisa legal que achei foi criar os atalhos para scripts.

    Mas a IDE em si eu não gostei de usar… sei lá.. achei feia heheheh

  5. Cara muito bom o seu Blog. Gostaria de pedir uma ajuda..rsrsrs. Utilizei o Netbeans para aprender a linguagem, apenas estudando pra desktop mesmo, indo no máximo a criação de modelos e interfaces. Porém, eu me enrolei no Django, pra ser sincero, ainda não consegui utilizá-lo nem no Eclipse e nem no Netbeans (Li em Blogs que os mesmos suportam ao Django). Seria possível fazer um tutorial sobre isso. Pretendo testar o Python para Back-End no lugar do PHP.

    Valeu!!!

    • Então brother! Que bom que você gostou do blog.
      Tem 1 século que não posto nada kkk

      Hoje em dia nem uso mais NetBeans, nem Komodo, nem Eclipse.
      Uso hoje o Atom ou o Sublime Text que são ide’s fantásticas para Python/Django.
      Quando preciso debugar alguma coisa mais cabeluda, daí utilizo a versão Community da PyCharm.

      Acho que pra você vai ser a melhor pedida. Tem sintax highlight, autocomplete e uma pancada de outras features. Não que o Sublime e Atom não tenham, mas sinceramente falando, não mexi em nenhuma IDE tão completa quanto Pycharm… (Não tem jabá :P)

      Quanto à tutoriais Python/Django, acredito que não valha à pena fazer pois temos uma enormidade de material no youtube à respeito.
      Sobre Python tem o excelente Python para Zumbis do Massanori, que está disponível no youtube também.

      Segue uma playlist com um curso de Django 1.8 (Inglês)

      Curso de Django – pt-br

      Estes 2 são alguns dos milhares que você encontra se buscar por Curso de Django ou Tutorial Django no youtube!

      Tem muito material mesmo!

      Quanto à dúvidas, isto é mais do que normal. Depois de anos de desenvolvimento com Python/Django, aprendo uma coisa nova todo dia =D

      Para sanar esse tipo de coisa, é imprescindível participar da lista de discussão! É um povo muito bacana, todo mundo disposto à ajudar!
      Se inscreve lá 😉
      https://groups.google.com/forum/#!forum/django-brasil

      Se precisar tirar alguma dúvida e quiser fazer direto, é só me procurar to lá na lista também, daí vc me manda um e-mail diretamente.

      No mais, um abraço e bons estudos!

      Inté! ^^

Deixe uma resposta

