Python – Datas …


Salve salve!!!

Bom, este post não é um tutorial… Está mais para um pequena dica, de uma coisa que é muito usual e que, como estou iniciando no mundo pythonico, tomei umas porradas para fazer… rsrsrs

Eu precisei de um cálculo entre datas…

Eu tinha a data de um registro, e o mesmo vencia após 60 dias… Como calcular as datas entre eles?

Bom… A primeira tentativa com a ajuda de um amigo aqui do trabalho foi passar a data para ordinal, incrementar os dias que queria e depois passar para datetime novamente.
Por exemplo, vamos pegar a data de hoje e ver qual será a data daqui a 60 dias …

from datetime import *

hoje = date.today()
ordinal_date = hoje.toordinal()
data_limite = ordinal_date + 60
nova_data = date.fromordinal(data_limite)

print hoje
print nova_data

Bom, esta é uma das maneiras… Vamos a outra, que por sua vez é bem mais simples 😉

from datetime import *

hoje = date.today()
data_limite = hoje + timedelta(days=60)

print hoje
print data_limite

Para saber mais:
http://www.python.org/doc/2.5.2/lib/datetime-timedelta.html
http://docs.python.org/library/datetime.html

Acho que é isto!

Abraços!

4 Respostas to “Python – Datas …”

  1. hehe, bah, dica boa esta heim !
    coisas simples sempre são bem vindas…
    Valeu fred..

  2. Fred, eu já conhecia o uso do timedelta, porém ao ver seu post me deu uma luz para solucionar meu problema.

    Mais uma vez muito obrigado!

Deixe uma resposta

