Driver de vídeo para SIS 671/771 (Com recurso 3D) ;)


Salve salve!!!

Outro dia, estava eu, navegando nos fóruns do Ubuntu-pt, quando encontrei um usuário com a dúvida de sempre. Instalar e alterar a resolução do meu notebook com o chip gráfico SIS671/771.

Como eu criei o blog com o propósito inicial de ajudar usuários que detenham este (maldito) chipset gráfico, tentei ajudá-los de alguma forma, sendo que já encontrei pela net diversas maneiras de funcionar o driver 2D desta placa de vídeo.
Com o evoluir das conversas, o usuário foi postando que não conseguia fazer a bagaça funcionar, até que alguém que não me lembro quem mandou para ele o link salvador e funcional.

O link é para o blog do Hugo Bastos Lima Verde e se chama “Minhas descobertas diárias utilizando Ubuntu Linux” .

Lá, para a minha grata surpresa, encontra-se um artigo (receita de bolo) para se instalar o driver 2D e até o 3D (guardadas as proporções da placa de vídeo né 😛 ) para esta placa de vídeo.

Segui o passo a passo e o resultado foi simplesmente fantástico! No artigo, ele diz que a placa dele com os programas fechados, bate os 1000 frames em 5 segundos, rodando o programa glxgears, o que da uma taxa de 250 fps.

A minha depois de seguir todos os passos fica como abaixo!


O record foi 1951frames em 5 segundos.

Também no artigo, ele mostra como configurar o Sis Control, que tem várias configurações disponíveis.



Infelizmente, o compiz-fusion não reconhece a placa, apesar dos recursos 3D estarem ativos, por mais fraquinhos que eles sejam.
Mas, você pode ativar os recursos do Metacity, que já dão uma onda legal 😛

Enfim pessoal, acho que o artigo é bem completo, interessante e funcional. Espero que seja útil para todos vocês que tem esta “praca” de vídeo.

Segue o link para o artigo e abraços!!!

Artigo original

Uma resposta to “Driver de vídeo para SIS 671/771 (Com recurso 3D) ;)”

  1. Esse driver é um Software Rasterizer, não há 3D por hardware e o 2D é fraco. Essa DRI que vem junto é a mesma que encontramos no driver do Satux. mas, me ajudou muito no 2D VLWW

Deixe um comentário

