Driver openchrome para Linux


Opa!!

Bom,  pelo que pude ver ao pesquisar sobre o assunto, podemos encontrar vários materiais, tutoriais, documentações e cook-books ensinando a instalar o driver openchrome que serve para as placas S3 Unichrome da via.

Eu precisei instalar em uma estação aqui no serviço pois quem mexia na máquina não queria ou não sabia nem como começar os procedimentos necessários para efetuar tal instalação. Na minha opinião, acho que quando a gente quer mesmo a gente consegue. Vocês podem ver ao longo de vários e vários posts sobre meu sofrimento com o driver da SIS 671/771.

O “ex” desenvolvedor da sis, o Barros Lee até disponibilizou alguns pacotes com os drivers acho que até 3d no site dele, desde que ele saiu fora da SIS. Mas eu não arrisquei instar, até mesmo porque eu não vi nenhuma pacote 64bits…

Mas não estou aqui para falar da SIS 😛

Bom, então, procurei sobre o driver openchrome e no próprio help do ubuntu tem um passo a passo super simples para você conseguir instalar sua placa de vídeo e configurar uma resolução satisfatória.

Não sei bem ao certo porque o pacote que pode ser instalado via apt-get não funfa, mas então segui os passos do tutorial.

Pra quem estiver precisando instalar, leia ATENTAMENTE o tutorial e instale TODAS as dependências pois através deste tutorial, você vai baixar o source dos drivers, depois efetuar a compilação e só depois instalar e configurar as paradinhas 😛

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Abraços!!

Deixe um comentário

